Utilidade Pública
TIM e Mulheres Positivas divulgam 137 vagas para mulheres em Manaus
Há postos de trabalho para vendedora, analista de infraestrutura, consultor financeiro, assistente administrativo, entre outros

MANAUS (AM) – A TIM oferta 137 oportunidades de trabalho na cidade de Manaus. Há postos de trabalho para vendedora, analista de infraestrutura, consultor financeiro, assistente administrativo, entre outros. A lista completa pode ser visualizada no app Mulheres Positivas.
Fortalecendo seu compromisso com a equidade de gênero a TIM lança a campanha “Imagine que é possível chegar aonde quiser”. A ação traz diferentes iniciativas – internas e externas – com foco no empoderamento, empregabilidade e desenvolvimento de mulheres no mercado de trabalho. Um dos destaques é o feirão “Emprega Mulher”, que disponibilizará mais de 40 mil vagas afirmativas para mulheres em diferentes áreas e níveis profissionais em todo o Brasil.
A ação acontece em parceria com o movimento Mulheres Positivas, criado pela empresária e empreendedora Fabi Saad e que já conta com 150 empresas envolvidas. A iniciativa também trará palestras sobre empregabilidade e carreira no dia 10/03 (sexta-feira), em parceria com Microsoft e InfoJobs, transmitidas via canal da TIM no YouTube (www.youtube.com/@timbrasil).
Dentro de casa, a TIM também reforça o compromisso de investir na carreira das suas colaboradoras, que representam 51% dos quase 10 mil profissionais da empresa. “Iniciativas que apoiam a empregabilidade e o desenvolvimento de carreira de mulheres, dentro e fora da TIM, são prioridades na companhia. Essas ações estão fortemente conectadas com nossos valores e nossa sólida atuação na agenda ESG, dentro do pilar social. A ideia é contribuir para que mais mulheres avancem em seus percursos de carreira e ocupem posições de liderança, evoluindo, assim, para uma cultura interna e uma sociedade com mais equidade de gênero”, destaca Maria Antonietta Russo, VP de Pessoas, Cultura e Organização da TIM.
*Com informções da assessoria
Utilidade Pública
Dia Mundial da Água: Empresas e instituições se reúnem para discutir a importância para a sobrevivência humana
Objetivo é sensibilizar os empresários sobre a relação da água com o ser humano e a importância da evolução do saneamento

MANAUS (AM) – O Dia Mundial da Água, celebrado na quarta-feira, dia 22 de março, foi celebrado com programação especial do HUB ODS Amazonas. O evento “Dia Mundial da Água: Cuidando da Vida, Cuidando do Planeta” é resultado de uma parceria da concessionária com o Movimento +Água, iniciativa do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil para a aceleração da universalização do saneamento e segurança hídrica no país.
O HUB ODS da Rede Brasil do Pacto Global tem como objetivo engajar as empresas e organizações dos estados e municípios brasileiros com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), no Amazonas. Além da Águas de Manaus e do Movimento +Água, também participaram do evento empresas como Instituto Soka, Honda, além de Secretarias Municipais de Educação (Ocas do Conhecimento) e de Saúde (Vigilância Sanitária), Unicef e Fiocruz.Esta é a primeira iniciativa com esse modelo no mundo. Com isso, a Rede Brasil do Pacto Global busca ampliar e regionalizar o trabalho, entendendo melhor as necessidades de cada parte do País, que atualmente é a segunda maior rede do mundo.Na ação realizada nesta quarta-feira foram abordados temas como o impacto do saneamento ambiental nas crianças e nos adolescentes, a importância da água tratada em regiões com alagações cíclicas em Manaus, a correlação entre saneamento e saúde e os compromissos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODSs).
“Aqui estamos criando uma motivação e sensibilização para atingirmos os objetivos das ODSs. Para nós, fazer este evento no Dia Mundial da Água, na nossa sede, recebendo empresas e entidades é muito importante. É o momento de reafirmamos para a sociedade manauara o nosso compromisso com o saneamento na cidade”, destacou Semy Ferraz, relações institucionais da Águas de Manaus.
O evento foi realizado de forma híbrida, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do Pacto Global da ONU no Brasil.
*Com informações da assessoria
- Marina Silva fala sobre a licença da BR-319
- Ballet abre inscrições gratuitas para oficina de montagem coreográfica
- Em Manaus, móveis históricos podem ter isenção do IPTU
- Conheça 6 cias e grupos que nasceram na graduação de Teatro da UEA
- Corrida da Água supera expectativa com recorde de participantes
Utilidade Pública
IEL abre 99 vagas para estágio em Manaus
Para participar do processo, os candidatos devem ter cadastro no site do IEL Amazonas.

MANAUS (AM) – O Instituto Euvaldo Lodi (IEL Amazonas) oferece para esta quinzena 99 vagas de estágio, com atuação em regime presencial, para estudantes de nível superior e médio com bolsas que vão de R$ 265 a R$ 1.320, mais auxílio transporte e alimentação.
As vagas para nível superior são para os cursos de Administração (24), Contabilidade (23), Recursos Humanos (13), Direito (nove), Economia (seis), Tecnologia da Informação (três), Comunicação Social (uma), Ciências Biológicas (uma) Pedagogia (uma), Marketing (uma), Publicidade e Propaganda (uma), Arquivologia (uma), Arquitetura e Urbanismo (uma), Serviço Social (uma), Design (uma), e Ensino Médio (12).
Para participar do processo, os candidatos devem ter cadastro no site do IEL Amazonas e manter todos os dados pessoais, escolares e de conhecimentos gerais atualizados, incluindo telefone e e-mail. Mais informações pelo site e redes sociais do IEL (Facebook e Instagram) e pelo Whatsapp (92) 98134-0259.
*Com informações da assessoria
- Marina Silva fala sobre a licença da BR-319
- Ballet abre inscrições gratuitas para oficina de montagem coreográfica
- Em Manaus, móveis históricos podem ter isenção do IPTU
- Conheça 6 cias e grupos que nasceram na graduação de Teatro da UEA
- Corrida da Água supera expectativa com recorde de participantes
Utilidade Pública
Decreto institui cotas raciais em 30% dos cargos de confiança
Medida abrange administração pública federal.

BRASIL – Como forma de ampliar a presença de pessoas negras em cargos de liderança, o governo federal vai implementar um programa que reserva até 30% de vagas em cargos de comissão e funções de confiança na estrutura do Poder Executivo, incluindo administração direta, autarquias e fundações.
O decreto que institui a medida foi assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta terça-feira (21), em cerimônia no Palácio do Planalto alusiva ao Dia Internacional da Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.
“Apesar de ocupar o posto de segunda maior nação negra do planeta [depois da Nigéria], o Brasil ainda não acertou as contas com o passado de 350 anos de escravidão. Apesar de todos os esforços e avanços, este país ainda tem uma imensa dívida histórica a resgatar”, afirmou Lula em discurso após assinar o decreto.
O presidente lembrou que a Lei Áurea, que aboliu a escravidão formal no país, em 1888, tirou a população do confinamento das senzalas para o confinamento das piores estatísticas sociais até hoje. “Moradia, emprego, educação, saúde, segurança pública. Qualquer que seja o indicador, homens e, principalmente, mulheres negras são sempre os mais excluídos”, destacou.
As cotas serão para os Cargos Comissionados Executivos (CCE), que são de livre nomeação, e as Funções Comissionadas Executivas (FCE), que também são de livre nomeação, mas exclusivas para servidores concursados. Segundo o governo, o decreto estabelece o prazo de até 31 de dezembro de 2026 para que a administração pública federal alcance os percentuais mínimos de reserva de vagas estipulados.
“Daremos esse passo inédito que entrará para a história. Negros e negras na ponta e no topo da implementação de políticas públicas no governo federal, um novo horizonte para uma nova página desta gestão”, afirmou a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, em discurso emocionado ao anunciar a medida.
Os ministérios da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e da Igualdade Racial (MIR) devem estabelecer metas intermediárias para cada grupo dos níveis de CCE e FCE estipulados pelo decreto. As pastas também devem estabelecer metas específicas para cada órgão. A norma também determina a observação da paridade de gênero na ocupação desses cargos.
*Com informações da Agência Brasil
- Marina Silva fala sobre a licença da BR-319
- Ballet abre inscrições gratuitas para oficina de montagem coreográfica
- Em Manaus, móveis históricos podem ter isenção do IPTU
- Conheça 6 cias e grupos que nasceram na graduação de Teatro da UEA
- Corrida da Água supera expectativa com recorde de participantes
-
Economia2 semanas ago
Governo reduz juros de empréstimos para beneficiários do INSS
-
Saúde1 mês ago
Saúde no AM oferece serviço para quem se expôs ao HIV no Carnaval
-
Saúde4 semanas ago
Brasil começa a aplicar vacina bivalente contra covid-19
-
Política4 semanas ago
Comitiva do AM acompanha ministros do Governo Federal no Vale do Javari
-
Amazonas1 semana ago
Manaus sofre com expansão urbana em assentamentos precários, diz estudo
-
Utilidade Pública2 semanas ago
Amazônia e Cerrado batem recorde de alertas de desmatamento
-
Amazônia1 semana ago
Amazônia: biofábrica de abelhas é alternativa para geração de renda
-
Amazonas4 dias ago
Bairro Parque Mosaico ganha linha de ônibus a pedido dos moradores