Saúde
Saúde no AM oferece serviço para quem se expôs ao HIV no Carnaval
O tratamento previne a infecção pelo vírus após situações de risco e estará disponível no SPA Alvorada, SPA Coroado e na UPA José Rodrigues

Manaus (AM) – A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES AM) anuncia a oferta do serviço de Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP) em três unidades de saúde da rede pública em Manaus.
A medida tem como objetivo prevenir a infecção pelo vírus HIV após situações de risco, tais como acidentes ocupacionais, violência sexual e relações sexuais desprotegidas.
A PEP é um tratamento médico preventivo iniciado imediatamente após a exposição ao vírus HIV, com o objetivo de evitar a infecção e o desenvolvimento da doença.
QUAIS UNIDADES DE SAÚDE OFERECEM O SERVIÇO?
As unidades de saúde capacitadas para a oferta do serviço são o SPA Alvorada, SPA Coroado e UPA José Rodrigues.
A secretária executiva adjunta de atenção à urgência e emergência, Glenda Nascimento, explica que ampliar a oferta da PEP em mais unidades de saúde da rede pública representa um importante avanço na prevenção do HIV no estado.
“Buscando a maior facilidade para os usuários, nós escolhemos três zonas de Manaus para estar implementando. A gente sabe que durante o período de carnaval, já houveram várias estratégias para diminuir o risco de contágio do HIV, e agora tendo a possibilidade de ofertar a medicação, a gente já implementou nessas três unidades como ‘piloto’ e a ideia é que todos os SPAs tenham a medicação daqui até o final do ano” destacou a secretária.
As equipes de saúde passaram por treinamento específico para a realização da PEP, garantindo a segurança e a qualidade do atendimento.
O serviço será oferecido em parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP/AM), além da Fundação de Medicina Tropical (FMT), que já disponibiliza a PEP em suas instalações.
Como ter acesso
Para ter acesso à PEP, a população pode procurar uma das unidades de saúde que oferecem o serviço. Ao chegar à unidade de saúde, o indivíduo será acolhido e submetido a uma avaliação médica para verificar se é elegível para receber a medicação.
A PEP é uma medida de prevenção de urgência e deve ser iniciada o mais rápido possível após a exposição em situações de risco.
A SES-AM reforça a importância do uso de preservativos e outras medidas preventivas para evitar a infecção pelo vírus HIV, e outras doenças sexualmente transmissíveis, durante o Carnaval e em todas as épocas do ano.
- CBA pode ser vetor de atração de investimentos para o Brasil, afirma Alckmin
- Parceiros Brilhantes lançam campanha para famílias atingidas por chuva em Manaus
- Chuva invade refeitório de fábrica no Distrito Industrial em Manaus
- Veja o vídeo: Comunidade da Sharp fica embaixo d’água e 17 famílias são retiradas do local
- VÍDEO: forte chuva invade unidade de saúde pelo teto e causa alagamento em Manaus
Saúde
Saúde da mulher: saiba como adaptar a alimentação e reduzir os sintomas da menopausa
A menopausa é um período conturbado na vida da mulher, estando relacionado às transformações físicas e emocionais

MANAUS (AM) – O período da menopausa acontece nas mulheres entre os 45 e 55 anos, correspondendo ao fim da fase reprodutiva. Ocorre devido ao esgotamento do estoque de óvulos, que foram liberados desde a puberdade no corpo, mês a mês. É um período conturbado na vida da mulher, estando relacionado às transformações físicas e emocionais decorrentes do desequilíbrio da produção dos hormônios pelos ovários.
Renata Vieira, nutricionista, explica que é importante que as mulheres procurem um profissional antes da menopausa para receber orientações nutricionais, visando prevenir doenças e complicações nesse momento da vida.
“O profissional irá orientar quais exames fazer de forma preventiva, analisar alterações e avaliar carências, prescrever possível suplementação de forma preventiva ou corretiva. Além, de auxiliar quais os profissionais que o mesmo precisa buscar para seu tratamento caso, precise”, informou Renata.
Alguns alimentos são fontes de fitormônios (hormônios vegetais), que favorecem os hormônios em carência no organismo da mulher. A soja possui uma propriedade chamada de “isoflavona” servindo para a reposição de “estrogênio” – hormônio feminino que interfere em questões como saúde óssea, vascular e na reprodução.
Outros alimentos contribuem com a saúde da mulher, entre eles: a linhaça, gergelim, brócolis, chá de amora, chá verde e alho. Além de melhorar os fogachos (sensação de calor repentina) combatem os sintomas da ansiedade e depressão. No topo da lista das vitaminas mais recomendadas para reposição na menopausa está a vitamina D, seguido pelas vitaminas B12 e E, cálcio, magnésio e ferro.
“Com a queda na produção de hormônios, as mulheres ficam suscetíveis a diabetes, dislipidemias, hipertensão, ansiedade e depressão, entre outras. Isso ocorre devido a lentidão na produção da glicose e do colesterol, próprio deste período”, ressalta a nutricionista.
*Com informações da assessoria
- CBA pode ser vetor de atração de investimentos para o Brasil, afirma Alckmin
- Parceiros Brilhantes lançam campanha para famílias atingidas por chuva em Manaus
- Chuva invade refeitório de fábrica no Distrito Industrial em Manaus
- Veja o vídeo: Comunidade da Sharp fica embaixo d’água e 17 famílias são retiradas do local
- VÍDEO: forte chuva invade unidade de saúde pelo teto e causa alagamento em Manaus
Saúde
Governo lança ação para eliminar casos de câncer do colo do útero
Projeto prevê teste de detecção de HPV no SUS

BRASÍLIA – O Ministério da Saúde lançou nesta quarta-feira (22) estratégia para zerar os casos de câncer do colo do útero no país. A doença é o quarto tipo de câncer mais comum entre mulheres e mata, em média, 6 mil brasileiras ao ano.
A medida prevê ações para reduzir casos, prevenção, vacinação e inclusão de teste molecular (PCR) para detecção do HPV, vírus sexualmente transmissível e causador do câncer do colo do útero, no Sistema Único de Saúde (SUS).
Recomendado pela Organização Mundial da Saúde, o teste identifica de forma mais precisa a presença do vírus e, com isso, será possível ampliar o rastreio da doença na população feminina entre 25 e 64 anos e reduzir casos graves e mortes. Atualmente, o diagnóstico é feito na rede pública de saúde pelo exame papanicolau.
De acordo com orientações do ministério, se o teste PCR for positivo, a paciente deve passar pelo exame citológico (papanicolau) e tratamento. Em caso negativo, o PCR deve ser repetido em cinco anos.
“Vamos proteger as mulheres, junto com a vacina de HPV e rastreamento do câncer do colo do útero”, disse a ministra Nísia Trindade, ao anunciar a ação, no Recife, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No mesmo evento, foi relançado o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
Outra ação é elevar os índices de vacinação contra HPV, que apresentam queda nos últimos anos. Em 2022, a baixa foi de 75% entre meninas. A meta é chegar a 90% de cobertura, percentual considerado fundamental para garantir a eliminação do câncer de colo do útero no país. A vacina é gratuita, está disponível nas unidades básicas de saúde e é recomendada para adolescentes de 9 a 14 anos, além de imunossuprimidas.
*Fonte: Agencia Brasil
- CBA pode ser vetor de atração de investimentos para o Brasil, afirma Alckmin
- Parceiros Brilhantes lançam campanha para famílias atingidas por chuva em Manaus
- Chuva invade refeitório de fábrica no Distrito Industrial em Manaus
- Veja o vídeo: Comunidade da Sharp fica embaixo d’água e 17 famílias são retiradas do local
- VÍDEO: forte chuva invade unidade de saúde pelo teto e causa alagamento em Manaus
Saúde
Entenda como o suco detox pode auxiliar na recuperação do organismo
Sucos ajudam a limpar o corpo de toxinas e auxiliam o metabolismo do organismo

SAÚDE – Quando se fala em um estilo de vida saudável e que proporcione benefícios ao corpo, muito se comenta sobre os sucos detox. Eles são exemplos de sucos 100% naturais e que costumam ser indicados não apenas para dar uma série de vitaminas e nutrientes ao corpo, mas também para ajudar a emagrecer.
No entanto, não é todo mundo que sabe exatamente como eles são capazes de beneficiar o corpo e ajudar na recuperação do organismo. No texto abaixo, tire suas dúvidas e entenda melhor sobre o assunto.
O que são sucos detox?
Os sucos detox podem ser caracterizados como sucos preparados especificamente para eliminar as toxinas presentes no corpo e desinflamar o organismo. O “detox” vem da abreviação de “desintoxicação”. Para isso, esses sucos combinam uma série de nutrientes encontrados em diferentes alimentos naturais, sobretudo frutas, verduras e raízes.
Esses alimentos são ricos em vitaminas, minerais, fibras, flavonoides e ácidos fenólicos. No geral, os ingredientes utilizados promovem uma série de benefícios ao corpo, além de limpar o organismo e ser altamente nutritivo.
Quais os benefícios do suco detox?
Existem algumas vantagens nutricionais de consumir sucos dessa natureza, como melhora do sistema imunológico, hidratação da pele, aumento da disposição e redução do inchaço. Conheça outros benefícios abaixo.
Limpa o corpo do excesso de resíduos
A atuação do suco detox no corpo é como um diurético natural, de forma que ele elimina o excesso de toxinas e resíduos existentes nele, tais como o sódio. Isso é possível já que ele é feito com ingredientes frescos e possui uma alta concentração de água.
Contribui para acelerar o metabolismo
Ao consumir o suco detox, ele ajuda a acelerar o metabolismo do corpo. Isso acontece porque ele costuma ter ingredientes que possuem uma alta dose de nutrientes e vitaminas responsáveis pelo funcionamento do corpo.
Promove a perda de peso natural
Outro benefício do suco detox é que ele dá uma forcinha para quem quer emagrecer. Uma vez que ele é preparado, no geral, com frutas e outros vegetais, ele acaba sendo uma ótima alternativa para perder peso de maneira saudável, além de deixar o corpo mais nutrido.
No entanto, vale destacar que apenas o consumo dele não será o responsável por esse efeito. O emagrecimento é possível a partir da combinação de uma série de fatores, que incluem ter uma dieta balanceada e diversificada e a prática de exercícios, evitando assim o sedentarismo.
Ajuda a regular o intestino
Para quem tem problemas no sistema digestivo, tais como estômago irritado, prisão de ventre ou mesmo diarreia, o suco detox é um aliado importante. Ele ajuda a regular o intestino e acabar com este incômodo, fornecendo ao corpo diversas fibras, vitaminas e nutrientes.
- CBA pode ser vetor de atração de investimentos para o Brasil, afirma Alckmin
- Parceiros Brilhantes lançam campanha para famílias atingidas por chuva em Manaus
- Chuva invade refeitório de fábrica no Distrito Industrial em Manaus
- Veja o vídeo: Comunidade da Sharp fica embaixo d’água e 17 famílias são retiradas do local
- VÍDEO: forte chuva invade unidade de saúde pelo teto e causa alagamento em Manaus
-
Economia2 semanas ago
Governo reduz juros de empréstimos para beneficiários do INSS
-
Saúde4 semanas ago
Brasil começa a aplicar vacina bivalente contra covid-19
-
Política4 semanas ago
Comitiva do AM acompanha ministros do Governo Federal no Vale do Javari
-
Amazonas6 dias ago
Manaus sofre com expansão urbana em assentamentos precários, diz estudo
-
Utilidade Pública2 semanas ago
Amazônia e Cerrado batem recorde de alertas de desmatamento
-
Amazonas4 semanas ago
Asfalta Manaus chega à rua da ‘Sereia do Buraco’
-
Amazonas1 dia ago
Bairro Parque Mosaico ganha linha de ônibus a pedido dos moradores
-
Amazônia5 dias ago
Amazônia: biofábrica de abelhas é alternativa para geração de renda