Connect with us

Política

Prefeito de Manaus participa da cerimônia de abertura do Ano Judiciário

O prefeito de Manaus, David Almeida, participou, nesta terça-feira, 24, da sessão solene de abertura do Ano Judiciário 2023, realizada na sede do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJ-AM), localizado no bairro Aleixo, zona Centro- Sul da cidade.

Published

on

Prefeito David Almeida participa da abertura do ano judiciário no TJAM

Manaus (AM) – O prefeito de Manaus, David Almeida, participou, nesta terça-feira, 24, da sessão solene de abertura do Ano Judiciário 2023, realizada na sede do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJ-AM), localizado no bairro Aleixo, zona Centro- Sul da cidade.

“Desejo um novo ano de êxito e sucesso. O Ano Judiciário começa com o compromisso de servir a sociedade e este ano não poderia ser diferente, porque passa a ser de muitos trabalhos e a Justiça fica fortalecida como instrumento de cidadania e desenvolvimento”, disse Almeida.

A solenidade foi realizada de forma híbrida – com alguns dos parlamentares e parte das autoridades convidadas participando de forma remota –, sob a condução da presidente da corte, desembargadora Nélia Caminha Jorge, que assumiu a gestão do Judiciário estadual no último dia 2 de janeiro.

“Hoje é a abertura do Ano Judiciário e meu foco é a prestação jurisdicional e eficiência. Eu quero o Tribunal de Justiça do Amazonas em um patamar de excelência, sem deixar de valorizar a carreira da magistratura, funcionários, servidores, implementando melhores condições de trabalho no que for possível”, frisou a desembargadora.

A abertura do ano coincide com o início da nova gestão do tribunal, que tem à frente a desembargadora Nélia Caminha Jorge, como presidente; a desembargadora Joana dos Santos Meirelles, como vice-presidente; e o desembargador Jomar Ricardo Saunders Fernandes, como corregedor-geral de Justiça.

Leia mais:

TCE-AM faz alerta sobre orçamento da atenção básica de saúde no Amazonas

Advertisement
Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Vice-governador e cônsul-geral do Japão discutem desenvolvimento do AM

O Amazonas possui uma ligação especial com o Japão, não apenas pelas industrias japonesas instaladas no Polo Industrial de Manaus, como pelo passado histórico em que o Japão muito contribuiu com a economia do Estado

Published

on

Cônsul e Vice-governador do Amazonas em Manaus

Manaus (AM) – O Amazonas possui uma ligação especial com o Japão, não apenas pelas industrias japonesas instaladas no Polo Industrial de Manaus, como pelo passado histórico em que o Japão muito contribuiu com a economia do Estado, com a introdução da juta e da malva, além da vinda de imigrantes japoneses para a cidade de Parintins, que também ajudaram a impulsionar o desenvolvimento da cidade amazonense.

Atualmente há mais interesse de ambos os lados de manter essas relações ativas e efetivas. Para isso, nesta quarta-feira (26), o vice-governador do Estado do Amazonas, Tadeu de Souza, recebeu, o cônsul-geral do Japão em Manaus, Masahiro Ogino, com o objetivo alinhar estratégias visando projetos de desenvolvimento para o estado, como novas alternativas aéreas que conectem Manaus ao Japão.

Também participou do encontro a cônsul-geral adjunta do Japão, Reiko Nakamura.

“Já tem sido um movimento do governador Wilson Lima tornar Manaus como um hub no modal aéreo, inclusive com novos voos já em curso, e vamos buscar uma estratégia que facilite esse projeto, possivelmente, através dos EUA”, disse o vice-governador, que pontuou ainda sobre o benefício para o turismo”, acrescentando que podemos ter a expansão do turismo e, com isso, maior movimentação da economia local, graças aos muitos profissionais que ficam em trânsito.

O cônsul-geral do Japão falou também sobre projetos que estão em andamento, ou em fase de planejamento, principalmente focados nas áreas de Saúde e Educação.

“Manaus é uma cidade com língua japonesa muito ativa, inclusive a única com educação estadual da língua japonesa, o que é muito bom. Queremos solicitar um apoio para empresas japonesas e coreanas, que operam as fábricas, para que possam ser mantidas as atividades, com facilidades de acesso aos países de origem, por várias questões que se fazem necessárias, e hoje em dia tem sido muito difícil”, Masahiro Ogino.

Escola Japonesa em Manaus

Em 2016, o Amazonas inaugurou a “Escola Estadual de Tempo Integral Bilíngue Professor Djalma da Cunha Batista”, em Manaus, com ensino da Lingua Japonesa, sendo a primeira escola pública de educação básica no Brasil a oferecer ensino bilíngue de japonês e português.

Advertisement

A Escola Djalma Batista foi inaugurada com capacidade para atender a 1.100 alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em tempo integral, onde foi instalada uma sala temática equipada com modernos aparelhos de áudio, vídeo e leitura.

A escola conta com cinco professores de japonês e um currículo diferenciado por causa do ensino bilíngue. A iniciativa foi desenvolvida em parceria com a Associação Nipo-Brasileira da Amazônia Ocidental (Nipaku) e com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Leia mais:

Defesa da ZFM pauta debate sobre reforma tributária em Manaus

Advertisement
Continue Reading

Política

Prefeito David Almeida anuncia retorno de Sabá Reis como titular da Semulsp

O prefeito de Manaus anunciou na manhã desta terça-feira, 11/10, o retorno de Sabá Reis como secretário municipal de Limpeza Urbana

Published

on

David Almeida Discursa

O prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou, na manhã desta terça-feira, 11/10, o retorno de Sabá Reis como secretário municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), após seis meses devido à legislação eleitoral. A confirmação aconteceu na sede da pasta, localizada na Compensa, zona Oeste da capital amazonense.

“O Sabá Reis passa novamente a ser o secretário municipal de Limpeza Urbana, para que ele consiga dar sequência ao belo trabalho que iniciou na nossa gestão. Ele foi cumprir uma missão e agora retorna a essa secretaria. Eu tenho certeza de que ele vai fazer um belo trabalho. Desejo êxito e sucesso. Está nas mãos do Sabá a missão de colocar a cidade de Manaus no posto de cidade mais limpa do Brasil”, afirmou Almeida.

Sabá reassumiu o cargo de secretário, agradecendo ao também administrador Altervi Moreira, que ficou como titular do órgão durante o período em que esteve afastado; ao administrador Jairo Santos, que ocupou a Subsecretaria de Gestão; e ao José Rebouças, que está como subsecretário à frente das operações da pasta.

“Eu devo isso para a cidade. Esse comprometimento. Eu sou um devedor eternamente ao prefeito David. Ele precisa que as pessoas que os cercam tenham noção do tamanho do comprometimento que é a passagem dele pela Prefeitura de Manaus e eu estou de volta para honrar todo esse compromisso, porque a gente sabe que já teremos provações e eu quero estar aqui com ele para provar que a cidade de Manaus merece ter o David à sua frente por mais uma temporada”, destacou o secretário.

O administrador Altervi Moreira, que retornará à subsecretaria, destacou que ao longo destes últimos seis meses, deu o melhor de si para que a limpeza da cidade evoluísse.

Advertisement

“Esses seis meses que fiquei à frente como secretário é uma experiência que vou levar por toda a vida. Nós estamos atuando com o secretário Sabá desde 2021, e esse período como secretário mostrou a responsabilidade na gestão do prefeito David Almeida para cuidar da cidade de Manaus, cuidar das pessoas. Mas o Sabá vai continuar intensamente com o retorno dele e é esse o trabalho que temos na cidade”, destacou Altervi.

Administração

A Semulsp reúne cerca de 3 mil trabalhadores que atuam com serviços à população, garantindo o acesso aos serviços de limpeza urbana com serviço de coleta, varrição, capinação, roçagem, lavagem, poda e corte, pinturas, limpeza de igarapés e terminais, além de ações de conscientização ambiental para deixar Manaus mais limpa.

As praças são importantes espaços de lazer para a população e se tornaram uma marca de Manaus, atraindo pessoas de todas as idades para a prática de exercícios físicos ou simplesmente para diversão. A atual gestão da prefeitura, por meio da Semulsp, construiu e reformou diversos espaços públicos, entre praças, trevos, triângulos e rotatórias na capital.

A Semulsp é a responsável também pela manutenção e organização dos dez cemitérios públicos existentes em Manaus, dos quais seis na área urbana da cidade e quatro na zona rural. Todos os campos-santos passam por construção e reforma, dando dignidade aos trabalhadores e às famílias que vão visitar as sepulturas dos entes queridos.

Advertisement

Publicado em – https://bit.ly/3el4d1B

Texto – Rebeca Mota/ Semulsp e Thiago Fernando/ Semcom
Fotos – Dhyeizo Lemos / Semcom
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjAaF3z

Continue Reading

Política

Nova pesquisa confirma Wilson com 16 pontos à frente de Braga no segundo turno

O Convergente Pesquisa mostra que 58,1% dos entrevistados querem reeleição do governador

Published

on

Wilson Lima em camapanha para o governo do Amazonas 2022
Foto: Alex Pazuello

Levantamento divulgado pelo O Convergente Pesquisa, hoje (11/10), aponta que Wilson Lima está 16 pontos à frente de Eduardo Braga na preferência do eleitor no segundo turno. A pesquisa ouviu 1.996 pessoas na capital e em sete municípios do interior e mostra que Wilson tem 58,1% dos votos válidos, contra 41,9% do adversário.

Registrada na Justiça Eleitoral com o número 03694/2022, a pesquisa entrevistou, entre os dias 3 e 6 de outubro, eleitores de Manaus, Itacoatiara, Manacapuru, Parintins, Coari, Tefé, Tabatinga e Maués. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Reeleição
A primeira pesquisa sobre segundo turno divulgada pela Pontual Pesquisa e Mercado, na semana passada, também apontou a preferência de 58% dos eleitores pela reeleição de Wilson. O levantamento foi realizado em 10 municípios do Amazonas, incluindo Manaus.

A pesquisa da Pontual foi registrada na justiça eleitoral sob o número 07659/222 e mostrou que o governador só cresce na preferência do eleitor que, no primeiro turno, deu o primeiro lugar a Wilson, que recebeu 819.784 votos, vendendo na capital e em 49 municípios dos 62 municípios interior.

Continue Reading

Tendências