Política
Deputado entrega Diploma“Mulher Cidadã Amazonense” para diretora do HPS 28 de Agosto
A enfermeira Júlia Marques, gestora da unidade, foi uma das homenageadas pelo parlamento nesta quarta-feira, em alusão ao Dia Internacional da Mulher.

MANAUS (AM) – A diretora do Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto, Júlia Marques, foi uma das homenageadas neste Dia Internacional da Mulher, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Ela recebeu o Diploma “Mulher Cidadã Amazonense”, a partir de uma indicação do deputado Adjuto Afonso (União Brasil), em solenidade que reuniu um time de mulheres que se destacam em trabalhos diversificados junto à sociedade.
O parlamentar justificou a indicação por ter conhecimento do trabalho da gestora à frente de um hospital classificado como maior unidade na linha de frente do enfrentamento ao Covid-19. “Com certeza foi um dos maiores desafios da diretora e de outros profissionais também da área da saúde. A enfermeira Júlia representa aqui hoje as mulheres que atuaram na linha de frente dessa pandemia. Mas tenho conhecimento também de outros destaques da gestora na unidade, e considero muito justa essa homenagem”, disse o deputado.
Hoje é um dia de reflexão. Um dia em que a gente externa com mais carinho, mais amor, com mais força, e que a gente se fortalece. As mulheres têm que lutar muito mais do que os homens para poder ter o seu espaço. Eu, como diretora do 28 de Agosto, que por muitos anos foi administrado por homens, fico feliz com essa homenagem e esse reconhecimento do deputado Adjuto Afonso e do parlamento de forma geral. A gente mostra a nossa força em todos os setores, mas na saúde, principalmente, porque trabalhamos diretamente para salvar vidas” disse a diretora.
Na gestão atual, o HPS 28 de Agosto, unidade especializada em atendimento de urgência e emergência em áreas diversas, totalizou 7.216 mil procedimentos cirúrgicos no ano de 2022. O hospital também vem se destacando como case de sucesso do Projeto Lean nas Emergências, do Hospital Sírio-Libanês, que reduziu o tempo de permanência do paciente e taxa de ocupação. O projeto foi implementado em 2020 pelo governo do Amazonas, na gestão do governador Wilson Lima (União Brasil), em parceria com o hospital paulista e o Ministério da Saúde, para pôr fim às macas em corredores de unidade hospitalar, além de agilizar o atendimento na urgência e emergência.
Júlia Marques é formada em Enfermagem pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e completa neste mês de março 25 anos de graduação. É pós-graduada em Administração Hospitalar, pela Fundação Getúlio Vargas; em Gestão das Clínicas do SUS, pelo Hospital Sirio Libanes; e, atualmente, faz mestrado em Saúde Pública pela Universidade de Estado do Amazonas (UEA). Já atuou em Eurinepé, depois no Hospital Cecon e Beneficente Portuguesa. Em 2004, assumiu a direção do SPA Eliameme Mady, até 2017. Em seguida, assumiu o Hospital e Pronto Socorro da Criança da Zona Oeste, permanecendo até agosto de 2020. A partir daí assumiu o HPS 28 de Agosto onde permanece até os dias atuais.
O Diploma “Mulher Cidadã Amazonense” é destinado a agraciar mulheres que no Estado do Amazonas, contribuam para o pleno exercício da cidadania, em razão de seus relevantes serviços prestados à sociedade. A iniciativa da homenagem foi da Comissão da Mulher, da Família e do Idoso (CMFI), instituída pela Resolução Legislativa 831, de 15 de dezembro de 2021, presidida pela deputada Alessandra Campêlo (PSC).
*Com informações da assessoria
Política
Marina Silva fala sobre a licença da BR-319
A liberação da pavimentação está travada há décadas.

MANAUS (AM) – Durante sua passagem pela capital amazonense, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, declarou que as licenças da BR-319, que liga Manaus a Boa Vista, precisa ser ‘revisitado’. A liberação da pavimentação está travada há décadas.
De acordo com a gestora da pasta, é necessário um projeto que pense na viabilidade econômica, social e ambiental.
“A gente tem que pensar que ele [projeto] tem que ter viabilidade econômica, viabilidade social e viabilidade ambiental. Quando você tenta viabilizar todas essas questões, não é que está travado, é que você tem que resolver o problema”, justificou a ministra.
Durante uma de suas falas, a ministra fez questão de lembrar sobre o processo de mudança climática vivida nos últimos anos.
“Estamos vivendo a mudança do clima em função do aumento das queimadas e do desmatamento, se não pararmos para pensar, a situação só vai se agravar. A questão da BR-319 está sendo avaliada. Tem uma licença que foi dada e ela está sendo revisitada. Tem que fazer a análise do projeto”, concluiu.
*Com informações da assessoria
- Marina Silva fala sobre a licença da BR-319
- Ballet abre inscrições gratuitas para oficina de montagem coreográfica
- Em Manaus, móveis históricos podem ter isenção do IPTU
- Conheça 6 cias e grupos que nasceram na graduação de Teatro da UEA
- Corrida da Água supera expectativa com recorde de participantes
Política
Projeto de Caio André que proíbe instalação de medidores aéreos é aprovado na CMM
PL seguiu à sanção do prefeito de Manaus, David Almeida

MANAUS (AM) – A Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou por unanimidade, nesta segunda-feira (27), o Projeto de Lei nº 375/2022 do presidente da Casa, vereador Caio André (PSC), que proíbe a instalação de medidores aéreos de energia na capital. A matéria seguiu para sanção do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante).
O projeto foi aprovado em votação final, depois de ter passado por duas comissões na Casa Legislativa, atestando a constitucionalidade da matéria: Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR); e Comissão de Finanças, Economia e Orçamento (CFEO).
Em coletiva de imprensa no Salão Memorial Carlos Zamith, Caio André disse que a expectativa dos vereadores e da população da cidade é que o projeto seja sancionado o quanto antes pela Prefeitura de Manaus, impedindo que novos aparelhos sejam implantados pela Amazonas Energia.
“Essa é a expectativa não só da Casa, mas de toda a população da cidade de Manaus. Nós temos visto a população se colocando de forma contrária à implementação desses medidores e estamos vivendo com uma poluição visual desses fios. Isso não só polui visualmente, mas traz uma sensação de insegurança e perigo”, afirmou o presidente da Casa.
O parlamentar voltou a defender a constitucionalidade do PL e afirmou que conversará pessoalmente com o prefeito, para garantir a sanção do projeto.
“Acredito que o prefeito deve receber também inúmeras reclamações em função desses medidores. Não é um serviço concedido pela Prefeitura, quero deixar bem claro, é um serviço regido por normas da União. Nós estamos atacando o Código de Posturas do nosso Plano Diretor e a poluição visual, e entendemos que é a forma de evitar que a empresa continue enfrentando a população”, acrescentou o vereador Caio André.
Projeto de Lei
O PL do presidente da CMM acrescenta ao artigo 1º da Lei Municipal nº 2.208/2017, onde fica proibida a instalação de sistemas de medição de energia elétrica, externos ou centralizados, fixados nos postes de energia elétrica, ressalvadas as caixas de passagem de energia elétrica, transformadores e cabeamento de internet e TV a cabo, desde que seja observado um raio de 500 metros entre um e outro, para evitar poluição visual.
*Com informações da assessoria
- Marina Silva fala sobre a licença da BR-319
- Ballet abre inscrições gratuitas para oficina de montagem coreográfica
- Em Manaus, móveis históricos podem ter isenção do IPTU
- Conheça 6 cias e grupos que nasceram na graduação de Teatro da UEA
- Corrida da Água supera expectativa com recorde de participantes
Política
Bolsonaro devolve joias e armas presenteadas pelo governo saudita
Objetos foram entregues à Caixa nesta sexta-feira (24)

BRASIL – Por meio de seus advogados, o ex-presidente Jair Bolsonaro, entregou nesta sexta-feira (24), as joias e as armas que recebeu de presente da Arábia Saudita . “Armas presenteadas por governo estrangeiro a ex-autoridade brasileira foram devolvidas, serão periciadas e acauteladas para procedimentos posteriores”, informou pelo Twitter o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. Em 2019, o ex-presidente ganhou de presente de representantes dos Emirados Árabes uma pistola e um fuzil.
Outro presente do governo saudita, dado em 2021, um estojo com um relógio, uma caneta, abotoaduras, um anel e um tipo de rosário, da marca suíça de diamantes Chopard, avaliados em R$ 500 mil, também foram desenvolvidas hoje em uma agência da Caixa Econômica Federal, em Brasília.
A devolução foi uma determinação do Tribunal de Contas da União (TCU). No último dia 15, o ministro Bruno Dantas, presidente da Corte determinou que o material fosse entregue na Secretaria-Geral da Presidência da República. Dantas lembrou que para um presente ser incorporado ao patrimônio privado de um presidente, ele deve ser classificado como item personalíssimo e ser de baixo valor.
O tribunal determinou que o conjunto de joias e o relógio avaliado em R$ 16,5 milhões que seria para a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, retido pela Receita Federal no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos em 2021, também deve ser enviado à Caixa. Os artigos entraram no Brasil na mochila do assessor do então ministro Bento Albuquerque (Minas e Energia).
*Fonte: Agencia Brasil
- Marina Silva fala sobre a licença da BR-319
- Ballet abre inscrições gratuitas para oficina de montagem coreográfica
- Em Manaus, móveis históricos podem ter isenção do IPTU
- Conheça 6 cias e grupos que nasceram na graduação de Teatro da UEA
- Corrida da Água supera expectativa com recorde de participantes
-
Economia2 semanas ago
Governo reduz juros de empréstimos para beneficiários do INSS
-
Saúde1 mês ago
Saúde no AM oferece serviço para quem se expôs ao HIV no Carnaval
-
Saúde4 semanas ago
Brasil começa a aplicar vacina bivalente contra covid-19
-
Política4 semanas ago
Comitiva do AM acompanha ministros do Governo Federal no Vale do Javari
-
Amazonas1 semana ago
Manaus sofre com expansão urbana em assentamentos precários, diz estudo
-
Utilidade Pública2 semanas ago
Amazônia e Cerrado batem recorde de alertas de desmatamento
-
Amazônia1 semana ago
Amazônia: biofábrica de abelhas é alternativa para geração de renda
-
Amazonas4 dias ago
Bairro Parque Mosaico ganha linha de ônibus a pedido dos moradores