Política
CMM cria espaço para abrigar cães e gatos de rua em Manaus
Local vai abrigar cães e gatos, oferecendo mais conforto e comodidade.

MANAUS (AM) – O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André (PSC), inaugurou, nesta terça-feira (14), Dia Nacional dos Animais, um espaço pet para acomodar cães e gatos que vivem nas dependências da Casa Legislativa.
O espaço pet foi criado na gestão do atual presidente da CMM para dar mais comodidade aos animais que circulam na área, e também para os funcionários que convivem com os pets. O ambiente tem uma área de 49m², com capacidade para comportar mais de 20 animais, entre cães e gatos
“O local já estava pronto desde sexta-feira passada e também foi uma ideia do vereador Kennedy, no dia que marca o Dia do Animal, a gente fazer essa homenagem em alusão a eles. É um espaço próprio, um espaço que mostra o carinho que a Câmara Municipal, os vereadores e todos os funcionários da Casa tem com esses animais”, afirmou o presidente da Casa, vereador Caio André.
A inauguração do espaço pet contou com a presença de outros sete vereadores: Kennedy Marques (PMN), Everton Assis (União Brasil), Ivo Neto (Patriota), Thaysa Lippy (PP), João Carlos (Republicanos), Fransuá (PV) e Marcelo Serafim (PSB).
O parlamentar também afirmou que todos os cães e gatos que vivem nas dependências da Câmara Municipal são alimentados e acompanhados regularmente, além de receberem atendimento veterinário, serem vacinados, castrados e vermifugados.
*Com informações da assessoria
Política
Bolsonaro devolve joias e armas presenteadas pelo governo saudita
Objetos foram entregues à Caixa nesta sexta-feira (24)

BRASIL – Por meio de seus advogados, o ex-presidente Jair Bolsonaro, entregou nesta sexta-feira (24), as joias e as armas que recebeu de presente da Arábia Saudita . “Armas presenteadas por governo estrangeiro a ex-autoridade brasileira foram devolvidas, serão periciadas e acauteladas para procedimentos posteriores”, informou pelo Twitter o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. Em 2019, o ex-presidente ganhou de presente de representantes dos Emirados Árabes uma pistola e um fuzil.
Outro presente do governo saudita, dado em 2021, um estojo com um relógio, uma caneta, abotoaduras, um anel e um tipo de rosário, da marca suíça de diamantes Chopard, avaliados em R$ 500 mil, também foram desenvolvidas hoje em uma agência da Caixa Econômica Federal, em Brasília.
A devolução foi uma determinação do Tribunal de Contas da União (TCU). No último dia 15, o ministro Bruno Dantas, presidente da Corte determinou que o material fosse entregue na Secretaria-Geral da Presidência da República. Dantas lembrou que para um presente ser incorporado ao patrimônio privado de um presidente, ele deve ser classificado como item personalíssimo e ser de baixo valor.
O tribunal determinou que o conjunto de joias e o relógio avaliado em R$ 16,5 milhões que seria para a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, retido pela Receita Federal no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos em 2021, também deve ser enviado à Caixa. Os artigos entraram no Brasil na mochila do assessor do então ministro Bento Albuquerque (Minas e Energia).
*Fonte: Agencia Brasil
- CBA pode ser vetor de atração de investimentos para o Brasil, afirma Alckmin
- Parceiros Brilhantes lançam campanha para famílias atingidas por chuva em Manaus
- Chuva invade refeitório de fábrica no Distrito Industrial em Manaus
- Veja o vídeo: Comunidade da Sharp fica embaixo d’água e 17 famílias são retiradas do local
- VÍDEO: forte chuva invade unidade de saúde pelo teto e causa alagamento em Manaus
Política
Em SP, Caio André busca parcerias para fortalecer o turismo de Manaus
Presidente da CMM cumpre agenda oficial em São Paulo, onde participa de feira com stand de Manaus, montado para divulgar potencial turístico da capital amazonense

MANAUS (AM)- Com o objetivo de fortalecer o turismo como matriz econômica e atrair novos investimentos para a capital amazonense, o presidente da Câmara Municipal de Manaus, vereador Caio André (PSC), cumpre agenda oficial em São Paulo. O parlamentar participa da feira “Pesca & Companhia” junto aos vereadores João Carlos (Republicanos) e William Alemão (Cidadania), que têm emendas parlamentares destinadas ao segmento.
No evento, os parlamentares estiveram no estande de Manaus, organizado pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (ManausCult). O evento movimenta a economia do setor de pesca esportiva, área com potencial de crescimento na capital amazonense.
“A intenção é que a feira aconteça no próximo ano na cidade de Manaus, afinal, o grande modal econômico que estamos buscando é o turismo e isso inclui a pesca esportiva”, afirmou o presidente da CMM, ao reforçar que o evento é uma oportunidade para captar novos parceiros econômicos para turismo em Manaus.
“Nós queremos dar as boas-vindas a todos vocês, vereadores e autoridades, no nosso estande de Manaus, no Pesca & Companhia Trade Show. Desejamos bons negócios aos nossos empresários, bons contatos aos nossos vereadores e esse é o nosso objetivo, Manaus nas feiras nacionais sempre”, disse a vice-presidente da ManausCult, Oreni Braga.
Recursos
Emenda do vereador João Carlos (Republicanos) visa apoiar a ManausCult para a participação em sete feiras nacionais de turismo, com vistas a enfatizar a promoção, a divulgação e o fortalecimento do turismo da Capital da Amazônia.
Na mesma esteira, a emenda do vereador William Alemão também destina recursos para a participação em feiras pelo Brasil, bem como estruturas para a realização de ações e eventos que promovam o turismo na cidade de Manaus.
*Com informações da assessoria
- CBA pode ser vetor de atração de investimentos para o Brasil, afirma Alckmin
- Parceiros Brilhantes lançam campanha para famílias atingidas por chuva em Manaus
- Chuva invade refeitório de fábrica no Distrito Industrial em Manaus
- Veja o vídeo: Comunidade da Sharp fica embaixo d’água e 17 famílias são retiradas do local
- VÍDEO: forte chuva invade unidade de saúde pelo teto e causa alagamento em Manaus
Política
Presidente concede títulos de propriedade a quilombolas
O reconhecimento atinge 936 famílias descendentes de escravos

BRASÍLIA – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva retomou nesta terça-feira (21) a política de reconhecimento dos territórios tradicionais quilombolas e assinou a titulação de três áreas, onde vivem 936 famílias.
A titulação de áreas habitadas por descendentes de africanos escravizados durante a colonização portuguesa no Brasil havia sido deliberadamente interrompida no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. A última ocorreu em 2019 no quilombo Paiol de Telha (Paraná), por determinação judicial.
“Muito se falou sobre a democracia nos últimos anos, em que ela foi efetivamente ameaçada. A verdade é que nenhum país do mundo será uma verdadeira democracia enquanto a cor da pele das pessoas determinar as oportunidades que elas terão ou não ao longo do sua vida”, disse Lula.
Segundo o Ministério da Igualdade Racial, a área de Brejo dos Crioulos, em Minas Gerais, tinha 2,2 mil hectares reconhecidos, titulação parcial, já que o território totaliza mais de 8,1 mil hectares. 630 famílias vivem na comunidade.
Em Sergipe, dois territórios foram titulados. Uma delas é a Serra da Guia, no município de Poço Redondo, onde vivem 198 famílias, em uma área total de 9.000 hectares, dos quais 806 hectares foram titulados. O outro é o território Lagoa dos Campinhos, nos municípios de Amparo de São Francisco e Telha. Tem uma área total de 1.263 hectares, mas a parte titulada corresponde a 111 hectares. No total, 108 famílias vivem nesta área.
A titulação de áreas quilombolas fará parte do programa Aquilomba Brasil, que inclui também ações nas áreas de habitação, educação e infraestrutura, como a construção de casas e a ampliação da eletrificação em áreas rurais ainda não atendidas.
“A promoção dos direitos das comunidades quilombolas no Brasil é um ato de reparação da enorme dívida histórica que o Estado brasileiro tem com essas populações. Com o programa Aquilomba Brasil, no eixo de acesso à terra, vamos organizar, junto com o INCRA, uma agenda nacional de titulação, que começa com os títulos entregues hoje pelo nosso presidente”, afirmou a Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.
A titulação, a cargo do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), é a última etapa do processo de reconhecimento de um território tradicional.
*Fonte: Agência Brasil
- CBA pode ser vetor de atração de investimentos para o Brasil, afirma Alckmin
- Parceiros Brilhantes lançam campanha para famílias atingidas por chuva em Manaus
- Chuva invade refeitório de fábrica no Distrito Industrial em Manaus
- Veja o vídeo: Comunidade da Sharp fica embaixo d’água e 17 famílias são retiradas do local
- VÍDEO: forte chuva invade unidade de saúde pelo teto e causa alagamento em Manaus
-
Economia2 semanas ago
Governo reduz juros de empréstimos para beneficiários do INSS
-
Saúde1 mês ago
Saúde no AM oferece serviço para quem se expôs ao HIV no Carnaval
-
Saúde4 semanas ago
Brasil começa a aplicar vacina bivalente contra covid-19
-
Política4 semanas ago
Comitiva do AM acompanha ministros do Governo Federal no Vale do Javari
-
Amazonas6 dias ago
Manaus sofre com expansão urbana em assentamentos precários, diz estudo
-
Utilidade Pública2 semanas ago
Amazônia e Cerrado batem recorde de alertas de desmatamento
-
Amazonas4 semanas ago
Asfalta Manaus chega à rua da ‘Sereia do Buraco’
-
Amazonas1 dia ago
Bairro Parque Mosaico ganha linha de ônibus a pedido dos moradores