Connect with us

Amazonas

Restauração da ponte sobre o Igarapé Arruda, na BR-174/RR, é finalizada

Published

on

Ponto sob o Igarapé Arruda
Créditos: Dnit/Divulgação

Os serviços de restauração da ponte sobre o Igarapé Arruda, na BR-174, foram finalizados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), por meio do Programa de Manutenção e Reabilitação de Estruturas (Proarte). A via liga Manaus (AM) a Boa Vista (RR). Foram investidos em torno de R$ 2,9 milhões nas intervenções, a fim de garantir mais segurança aos usuários da rodovia federal — única entrada e saída terrestre de mercadorias na região e responsável pela ligação de Roraima com o restante do país, interligando ainda o Brasil à Venezuela e à Guiana.

As obras na ponte sobre o Igarapé Tenente Coronel Arruda envolveram intervenções na infraestrutura para restabelecer e adequar as condições funcionais e de segurança de trafegabilidade da estrada. Foram realizados serviços de reforço, alargamento e restauração, elevação da superestrutura e nivelamento, além de construção de barreira de concreto (New Jersey) e juntas de dilatação.

Assessoria Especial de Comunicação
Ministério da Infraestrutura

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Amazonas

Inauguração da ‘Temporada dos Espetáculos de Natal’ recebe 20 mil pessoas em Manaus

Inauguração da Árvore de Natal e a chegada do Papai Noel estão entre as atrações da celebração que contou com um público rotativo de 20 mil pessoas, ao longo da noite de estreia

Published

on

Inauguração da decoração de Natal em Manaus - Foto: Rodrigo Santos

Manaus (AM) – Manaus é conhecida no Brasil por promover um dos espetáculos de Natal mais bonito do País, com show de luzes, cores e muitos espetáculos.

Para continuar encantando moradores e turistas da capital, a Secretaria de Cultura do Estado inaugurou neste sábado (27), a decoração do Largo São Sebastião, praça localizada no entorno do Teatro Amazonas, no centro da capital.

O público se encantou com a temática deste ano, “O Mundo Encantado do Natal”, que contou com a chegada do Papai Noel, a contagem regressiva da iluminação da árvore de Natal e a inauguração de vários espaços culturais.

Papai Noel é recepcionado na inaugração da decoração de Natal em Manaus – Foto: Grego Kellaris

A maior árvore de Natal de todas as edições estava entre os atrativos mais aguardados pelo público.

Com uma cenografia espetacular, espaços instagramáveis e uma árvore de natal, com 30 metros de altura que, ao ser acionada, proporcionou um grande espetáculo, iluminando toda a extensão do Largo de São Sebastião. 

O secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, ressaltou o trabalho dos artistas locais na idealização e montagem do circuito natalino.

“Além da programação no Largo de São Sebastião e dos espaços culturais, levaremos manifestações artísticas para 10 bairros de Manaus, 21 municípios e 22 Cetis (Centros Educacionais de Tempo Integral)”, disse o secretário. 

O secretário disse ainda que, nesta temporada, a expectativa é gerar 1.800 postos de trabalho diretos, somando os indiretos serão quase 4 mil oportunidades de renda na programação na capital e interior.

Advertisement

Os espaços culturais e a programação nos bairros e municípios seguem até o dia 23 de dezembro. A decoração do Largo de São Sebastião vai até o dia 6 de janeiro de 2023. 

Espetáculos para crianças no Natal de Manaus – Foto: Grego Kellaris

Passaporte Natalino

Emitido na Galeria Amazônia, rua Costa Azevedo, Largo de São Sebastião, o Passaporte Natalino é uma novidade desta edição. No ponto de emissão, a criança faz a foto 3×4 e imprime gratuitamente para fixar no passaporte.

Nele, estão relacionados 12 pontos do circuito de Natal que, após visitação, recebe um carimbo, como uma forma de colecionar lembranças.

Na estreia, mais de 700 unidades foram entregues para as crianças que passaram pelo Largo.

Casa do Biscoito

Outra novidade é a Casa do Biscoito, montada na Casa das Artes, rua José Clemente, Largo de São Sebastião.

O espaço é voltado para crianças de 1 a 5 anos de idade, reservado para atividades lúdicas e oficinas criativas, recebeu em duas sessões 144 pequeninos, com os familiares. As crianças participaram de oficinas para decorar biscoitos natalinos, confecção de enfeites, passaram pelo salão cultural com apresentações artísticas e atividades sensoriais. 

Advertisement

A visitação acontece por agendamento pelo Portal da Cultura com novas vagas liberadas semanalmente. O funcionamento é de terça-feira a domingo, das 17h às 21h. 

Fábrica do Papai Noel

Sucesso no ano passado, a Fábrica do Papai Noel retornou ao Centro Cultural Palácio da Justiça, avenida Eduardo Ribeiro, Centro, e abriu sessões extras na noite de estreia. Quase 200 pessoas passaram pelo espaço, na noite deste sábado, que traz ambientação repleta de magia, com o trono do Papai Noel, sala com as embalagens dos presentes e pedidos das crianças, montagem das árvores natalinas e a sala dos sonhos com música e projeção de imagens. 

As visitas são agendadas on-line (cultura.am.gov.br), com novas vagas liberadas semanalmente. O funcionamento é de terça-feira a domingo, das 17h às 21h. 

Feira de Povos Criativos – Edição Natal

Ocupando a rua José Clemente, Largo de São Sebastião, a feira reúne 16 barracas e beneficia mais de 90 expositores, que trabalham em forma de rodízio semanal. Artesanato tradicional e amazônico, gastronomia, decoração, artes visuais, moda e outros segmentos, estão entre os atrativos. O funcionamento é de terça-feira a domingo, das 17h às 21h.

Natal dos Santos 

A exposição do artista plástico amazonense Jair Jacqmont que reuniu 28 obras com temática religiosa também foi um sucesso. Com entrada gratuita, a estreia contou com um público de mais de 450 pessoas. O espaço tem entrada gratuita e funciona de terça-feira a domingo, das 17h às 20h. 

Advertisement

Leia mais:

Ponta Negra recebe prefeitura para organização do Réveillon 2022 em Manaus

Continue Reading

Amazonas

Transatlântico Insígnia abre a temporada de grandes navios em Manaus

A chegada marca oficialmente o retorno da temporada de cruzeiros e o reencontro dos cruzeiristas com o Amazonas

Published

on

Chegada do transatlântico Insígnia a Manaus - Foto: Janailton Falcao

Manaus (AM) – A temporada de recepção de transatlânticos no Porto de Manas começou neste domingo (27), assim, a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), realizou o receptivo do transatlântico Insígnia pela manhã, no Cais das Torres do Porto de Manaus, na zona sul da capital.

Para a temporada de 2022/2023, a expectativa é de receber 16 navios, totalizando 17.186 turistas, com previsão de gerar uma receita equivalente a 7,7 milhões de reais até maio de 2023.

Tripulação é recepcionada pela Secretaria de Turismo do Amazonas – Foto: Janailton Falcão

A chegada do navio marca oficialmente o retorno da temporada de cruzeiros no estado, trazendo 803 passageiros e 400 tripulantes a bordo, o que contribui para a economia da capital.

De acordo com o presidente da pasta, Gustavo Sampaio, o Governo do Amazonas realizou uma força-tarefa para a retomada dos cruzeiros ao estado, tendo em vista a importância socioeconômica para as regiões que integram o roteiro dos transatlânticos.

“A gente teve que articular com muitos órgãos, fizemos muitas conversas no CICC (Centro Integrado de Comando e Controle), conversas integradas e cooperadas com a ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), SNPH (Superintendência Estadual de Navegação, Portos e Hidrovias), Manauscult (Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos). Para a gente é muito importante essa temporada, a gente trata com muito carinho e a Amazonastur teve um papel essencial”, comentou. 

O navio trouxe ao Amazonas turistas oriundos de países diversos, como Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha e Escócia, como a cruzeirista Irina Brown, que comentou o seu sonho de conhecer as araras da Amazônia.

Advertisement

“Queremos ver o Centro Histórico da cidade e na Amazônia ver os animais e a floresta. É a nossa primeira vez aqui. Estou planejando vir há pelo menos 3 ou 4 anos, então é um prazer estar aqui”, disse. 

A Amazonastur, em parceria com a Manauscult, recebeu os cruzeiristas com dançarinos apresentando o ritmo de boi-bumbá e distribuição de mapa turístico no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), além de atendimento bilíngue.

Ainda na programação do receptivo, o presidente da Amazonastur, Gustavo Sampaio, representou o governador do Amazonas, Wilson Lima, durante a tradicional cerimônia de entrega de placa de boas-vindas ao comandante do navio.

Expectativa

Conforme Eury Barros, representante da Amazon Explorer, a retomada da temporada de cruzeiros já apresenta uma boa expectativa para a temporada 2023/2024.

“Nós já temos navios programados para 2025 e a próxima temporada de 23 para 24, 34 navios já tem programação com Manaus incluída como destino. E isso é maravilhoso para o turismo da nossa cidade“, disse.

A rota do transatlântico Insígnia partiu de Miami, passando por Parintins e ficará fundeado em Manaus até às 16h da próxima segunda-feira (28/11).

Leia mais:

Advertisement

Serafim Corrêa propõe usar fundo de turismo para levar 5G ao interior do AM

Continue Reading

Amazonas

Veja os vencedores da Corrida do Fogo em Manaus

O evento esportivo em Manaus é promovido pelo Corpo de Bombeiros do Amazonas

Published

on

Corrida do Fogo do Corpo de Bombeiros do Amazonas

Manaus (AM) – O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), realizou nesste domingo (27), em Manaus, a mais tradicional corrida de rua do Amazonas, a 25ª Corrida do Fogo 2022, com premiação de troféus, medalhas, e em dinheiro, que ultrapassou os mais de R$ 20 mil.

A competição foi dividida em duas categorias: Bombeiro Militar e Público Geral.

A largada e chegada foi em frente ao Batalhão de Bombeiros Especial (BBE), que fica localizado em frente da rodoviária, zona oeste de Manaus, com a participação de mais de 2 mil atletas inscritos.

O comandante-geral do CBMAM, coronel Orleilso Ximenes Muniz, disse que a corrida deste ano teve um novo endereço para facilitar e testar o tempo dos atletas.

“Os percursos foram de 5 e 10 quilômetros ao longo da avenida Constantino Nery. Um percurso inovador e propício para os atletas buscarem seus recordes pessoais e principalmente, ótimo para quem está iniciando no esporte e buscando cuidar da sua saúde”, disse Muniz

Premiação

Percurso – 10 quilômetros

Advertisement

Categoria – Geral masculino

1° lugar – Juarez Rosa Silva

2° lugar – Jean de Souza Pereira 

3° lugar – Wenderson Auzier dos Santos

Categoria – Geral Feminino

Advertisement

1° lugar – Francine dos Santos Moura

2° lugar – Márcia da Silva Magalhães

Categoria – Bombeiro Feminino

1° lugar – Gisele Sousa da Silva

2° lugar – Suiane de Souza Mota

Advertisement

3° Silvia Cristina Oliveira Brandão

Categoria – Bombeiro Masculino

1° lugar – David Macena Silva

2° lugar – José Fernando Fernandes

3° lugar – Alexandre Costa Martins

Advertisement

Percurso 5 quilômetros

Categoria – Geral Masculino

1° lugar – Eudi Jesus Piamo Yanfante

2° lugar – Luiz Brito Rodrigues

3° lugar – Dionísio Costa Cardoso

Categoria – Geral Feminino

Advertisement

1° lugar – Roselvys Seleção Vale Moreno Rojas

2° lugar – Uhuru Figueira

3° lugar – Juliana Gusmão Rodrigues

Categoria – Bombeiro Feminino

1° lugar – Patrícia Araújo de Almeida Gomes

Advertisement

2° Andreza Mendes dos Santos 

3° Angeli Cristiane V da Silva

Categoria – Bombeiro Masculino

1° lugar – Brás Oliveira de Souza

2° lugar – Cassiano Rodrigues de Souza Filho

Advertisement

3° lugar – José Dival Estavão da Silva Filho

Leia mais:

Após receber equipamentos, oficina de lutheria em Manaus vai oferecer cursos gratuitos

Continue Reading

Tendências