Connect with us

Amazonas

Pesquisa busca alternativas para aumento da produção de peixes no Amazonas

Pesquisa desenvolvida com poio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) busca alternativas para aumento da produção de peixes no Estado.

Published

on

Pesquisadora Elizabeth Gusmão durante atividade do estudo - Foto - Acervo da pesquisadora

Manaus – Pesquisa desenvolvida com poio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) busca alternativas para aumento da produção de peixes no Estado.

O estudo usa fontes de carbono de resíduos de açaí, como ingredientes de um suplemento nutricional desenvolvido para a dieta dos peixes matrinxã e tambaqui.

A pesquisa apoiada pelo Governo do Amazonas é realizada nos municípios de Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo e Maués, (distantes 80, 125 e 250 km de Manaus, respectivamente).    

Coordenado pela pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Elizabeth Gusmão Affonso, o estudo é o primeiro projeto no Amazonas a utilizar a aplicação do processo de larvicultura em Biofloc Technology System (BFT).

Os primeiros resultados alcançados em uma fazenda comercial, localizada em Presidente Figueiredo, têm mostrado grande potencial.  

Advertisement

De acordo com a pesquisadora Elizabeth Gusmão, com um aumento superior a 85% de sobrevivência das larvas de matrinxã, cujo obstáculo para crescimento da espécie é o canibalismo, o estudo vai gerar sum grande benefício em termos de produtividade, além de mais lucro para os produtores.

“Portanto, os resultados já são uma realidade e deverão, nos próximos meses, ser ampliados em outros municípios do estado do Amazonas”, comemora a pesquisadora. 

A pesquisadora ressalta que em termos econômicos, a alternativa é bastante significativa, o que pode gerar um lucro excepcional ao produtor, que poderá utilizar esses resíduos para espécies não filtradoras e sem utilizar o sistema BFT, devido a necessidade de energia elétrica para esta tecnologia.  

“O produtor pode continuar criando em sistema convencional (viveiros escavados e açudes) e se beneficiar dos nutrientes da BFT, agora na forma de farinha de bioflocos, rica em nutrientes e que pode ser suplementada na ração. Portanto, sendo uma alternativa para melhorar a produção de espécies nativas da Amazônia e aumentar a produtividade destas”, destaca. 

Sobre o Prospam 

O programa seleciona propostas de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, ou de transferência tecnológica, que representem contribuição significativa para o desenvolvimento do setor primário do Amazonas, visando à produção sustentável e adequada à realidade regional.

Leia mais:

‘Uma concertação para a Amazônia’ propõe agenda para região

Advertisement

Centro de Monitoramento para preservação ambiental do AM é destaque na COP-27

Teatro Amazonas recebe show da Virada Sustentável em Manaus

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Amazonas

IMMU fiscaliza uso irregular de vagas do Zona Azul no centro de Manaus

As mudanças deverão ser implementadas já nas próximas semanas.

Published

on

MANAUS (AM) – ia nas ruas e avenidas do centro da capital nesta semana e identificaram diversas irregularidades no uso das vagas destinadas ao serviço de estacionamento rotativo Zona Azul.

Na rua Barroso, vagas localizadas nas proximidades da agência da Caixa Econômica tiveram a numeração apagada e um bolsão de motos tem funcionado de forma irregular.

Na rua 24 de maio, a fiscalização identificou ao menos seis vagas nas imediações da Defensoria Pública e do Banco do Brasil, que também tiveram a numeração apagada, o que prejudica a ocupação do espaço pelos motoristas que precisam utilizar o serviço Zona Azul.

Além da fiscalização, os técnicos avaliaram a necessidade de promover algumas mudanças no projeto viário aprovado para o Zona Azul, como a criação de novas áreas de carga e descarga, conforme explicou o diretor de Mobilidade Urbana e Transporte da Ageman, Charles Cândido.

“São justamente essas vistorias de rotina que conseguimos identificar na prática, que muitas vezes aquilo que é definido em papel nem sempre funciona da forma como a gente espera e por isso estamos aqui com o IMMU para ajustar algumas não conformidades”, explicou Cândido.

Na rua Henrique Martins, nas proximidades do Serviço Social do Comércio (Sesc) os fiscais identificaram a necessidade de ajustar o tamanho e o distanciamento das vagas para liberar uma rampa de acessibilidade e facilitar a manobra de veículos de carga, uma vez que a via é bastante estreita.

Advertisement

“Recebemos a solicitação de alguns comerciantes e estamos aqui estudando essa viabilidade, a fim de garantir a mobilidade dos veículos e acesso dos pedestres também”, explicou o engenheiro Alcy de Oliveira da Silva, do Departamento de Projetos e Obras do IMMU.

*Com informações da assessoria

Continue Reading

Amazonas

‘Siga Antenado’: agendamentos para instalação do kit com a nova parabólica digital no AM

Podem receber equipamento e instalação gratuitos famílias de menor renda inscritas em programas sociais do Governo Federal

Published

on

MANAUS (AM) – Famílias de menor renda de mais duas cidades do Amazonas já podem fazer o agendamento para receber o kit com a nova parabólica digital. O serviço é gratuito para pessoas inscritas em algum programa do Governo Federal (CadÚnico) que têm a parabólica tradicional funcionando em casa. O trabalho é realizado pela Siga Antenado, entidade responsável por apoiar a população durante a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais (Banda C) para o sinal das parabólicas digitais (Banda Ku). Cerca de 2,3 mil famílias devem ser beneficiadas. 

Em fevereiro, outras cinco cidades do Amazonas tiveram o agendamento liberado dentro da terceira fase do programa, que engloba 1.103 municípios de todo o país. Desta vez, entraram na lista Anamã e Caapiranga.

 A substituição é necessária porque, em breve, as parabólicas tradicionais deixarão de funcionar. Isso significa que, quem não fizer a substituição pela nova parabólica digital, não conseguirá mais assistir à TV. O modelo tradicional também corre o risco de interferência no sinal da TV quando a tecnologia 5G for ativada em sua cidade ou região. Como o sinal do 5G é transmitido na mesma frequência da parabólica tradicional, poderão ocorrer chuviscos, chiados, a imagem pode travar e até ser interrompida. 

Em Caapiranga e Anamã, 1,2 mil e 1,1 mil famílias, respectivamente, podem ter direito à instalação do kit gratuito. Quem utiliza outros sistemas de transmissão para assistir televisão, como antena digital tipo espinha de peixe (instalada no telhado da casa), antena digital interna e TV por assinatura, mesmo que beneficiárias de programas sociais, não precisa fazer a troca. 

O CEO da Siga Antenado, Leandro Guerra, destaca os benefícios da nova antena. “A nova parabólica digital oferece melhor qualidade de imagem e de som, programação regional e vai continuar sendo gratuita, como sempre foi”, afirma. “É muito importante que as pessoas procurem nossos canais de atendimento o quanto antes para saber se têm direito ao kit gratuito”.   Para saber se tem direito ao kit gratuito, o beneficiário deve entrar em contato pelo número 0800 729 2404 ou pelo site sigaantenado.com.br, com o número do CPF ou do NIS em mãos.   

Advertisement

Outras 18 cidades do Amazonas continuam com o agendamento para instalação do kit gratuito liberado. A previsão é de que 89,8 mil famílias podem ter direito à instalação gratuito na capital e nas cidades de Autazes, Boa Vista do Ramos, Careiro, Careiro da Várzea, Iranduba, Itacoatiara, Itapiranga, Manacapuru, Manaquiri, Novo Airão, Parintins, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, São Sebastião do Uatumã Silves, Urucará e Urucurituba.

SIGA ANTENADO 

A Siga Antenado é uma instituição não governamental criada por determinação da Anatel. Sem fins lucrativos, a entidade é a responsável por apoiar a população de menor renda durante a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais (Banda C) para o sinal das parabólicas digitais (Banda Ku). 

*Com informações da assessoria

Continue Reading

Amazonas

Amazonense aprovada na Unesp precisa de ajuda para realizar viagem até São Paulo e realizar sonho

Em sua trajetória acadêmica, Samara coleciona medalhas e olimpíadas que orgulham sua família

Published

on

Manaus (AM) – A estudante amazonense Samara da Costa, de 17 anos, foi aprovada em uma das universidade mais concorridas do Brasil e precisa de ajuda para custear os gastos da viagem. Filha de um casal de professores, a aluna passou na Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), e sonha em cursar Engenharia Aeronáutica.

Em sua trajetória acadêmica, Samara coleciona medalhas e olimpíadas que orgulham sua família, como sua irmã Beatriz da Costa de 22 anos, que deu a ideia de fazer uma “vaquinha online” para arrecadar doações.

A meta é alcançar o valor de R$ 15 mil, segundo a irmã de Samara. “Espero muito conseguir a ajuda necessária para financiar esse sonho”, disse Beatriz. “Samara se dedicou noite e dia para cada resultado que obteve e merece demais poder cursar Engenharia Aeronáutica nessa faculdade tão renomada que é a Unesp, farei todo o possível para que ela consiga e convido a todos que tiverem a possibilidade de ajudá-la a doarem o valor que puderem, qualquer valor é de extrema importância, para que assim ela possa realizar seu sonho de ser uma engenheira aeronáutica”, continuou.

Entre as notáveis conquistas da jovem, estão: Medalhas de ouro e bronze- Olimpíada Nacional de Ciências Medalhas de ouro e prata- Olimpíada de Geografia do BrasilMedalha de honra ao mérito- Canguru da matéria Medalha de bronze- World Mathematical Team Competition Medalha de bronze- Thailand International Mathematics OlympiadMedalha de bronze- Singa: Olimpíada de matemática de SingapuraMedalha de prata- AMO: Olimpíada Americana de matemática2 Medalhas de prata – Matemática sem fronteiras! 

A mãe de Samara define a filha como uma “jovem acadêmica perseverante, humilde, resiliente e que tem e terá um lindo futuro”. “E estaremos juntas sempre nas etapas de conquistas e aprendizagem, mas sempre a todo momento juntas”, afirmou ainda. 

Advertisement

O dia 8 de março foi especial para aluna. Ela descobriu a aprovação na Unesp e ficou incrédula. “Foi muito bom, mas ao mesmo tempo fiquei preocupada porque já sabia que as condições da minha família eram limitadas. Fiquei com um pouco de receio de contar no início, porque sabia que eles iam fazer de tudo para eu ir, mas ao mesmo estava preocupada em que situação eles iriam ficar e se eu iria conseguir me manter lá”, relatou Samara. 

Apesar da tão sonhada aprovação, despesas e prazos da universidade deixam a estudante preocupada, mas segundo ela, sua família está fazendo tudo que pode para ela realizar esse sonho.

“São eles (família) que estão tomando a frente de tudo, minha irmã principalmente, ela que está me ajudando com tudo. Eles estão fazendo o que podem para arcar com as despesas do meu sonho, mas os recursos já estão escassos tendo em vista a iminência do vencimento dos prazos”, disse Samara, ao destacar que os prazos para matrícula e ingresso na Unesp são extremamente corridos.  “Tivemos que entrar com mandado de segurança (que custou 4 mil reais), tivemos que obter o certificado de conclusão do ensino médio através do supletivo (que custou 3 mil reais) e ontem na data de 24 de março a matrícula online foi deferida e a Unesp deu o prazo de 48h para a efetivação da matrícula presencial”, relata Samara.

De acordo com a estudante, ela já conseguiu algumas doações, mas ainda precisa de ajuda com os custos de passagem, estadia e alimentação até que possa se estabilizar em São João da Boa vista, cidade em que precisa estar já no início de abril. “Minha aprovação foi bem de surpresa, porque eu não tinha muita expectativa de passar, a faculdade é bem concorrida, mas quando veio a lista de segunda chamada e eu vi meu nome não acreditei. Peço encarecidamente que me ajudem a dar prosseguimento a esse sonho”, disse a estudante.  

Para ajudar a custear os estudos de Samara acesse o link da ‘vaquinha online pelo endereço https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajuda-para-cobrir-os-custos-estudantis-de-samara-azevedo-da-costa-no-curso-de-engenharia-aeronautica-unesp.

Advertisement

*Com informações da assessoria

Continue Reading

Tendências