Amazonas
Covid-19: no Amazonas, 96% dos internados estão com vacina atrasada
Quanto aos óbitos por Covid-19 das últimas duas semanas, foram registrados cinco casos. Desses, 4 são de Manaus e 1 residente do município de Urucurituba.

Manaus (AM) – A epidemia de Covid-19 ainda não acabou e, pelo contrário, os números voltaram a crescer nas últimas duas semanas.
No Amazonas, de acordo com o último boletim epidemiologico divulgado, em um périodo de 14 dias, foram hospitalizados 157 pacientes, sendo 132 com idade elegível para vacinação contra a Covid-19, 3 anos ou mais até o dia 8 de novembro.
Quanto aos óbitos por Covid-19 das últimas duas semanas, foram registrados cinco casos. Desses, 4 são de Manaus e 1 residente do município de Urucurituba.
Agora o que causa preocupação é que desses 132 pacientes internados, 96% (127) não possuem o esquema vacinal atualizado, incluindo a aplicação de doses de reforço.
Ainda dos 132 pacientes, 30% (39) pacientes não tinham tomado nenhuma dose da vacina, 5% (6) não informaram o status vacinal, e 65% (87) tomaram pelo menos 1 dose da vacina. Ainda entre os que tomaram 1 dose da vacina, 95% (83) também não têm esquema vacinal atualizado.
”Precisamos lembrar que a vacina é para reduzir o risco de agravamento dos casos e óbitos por Covid-19. Neste sentido, a FVS-RCP mantém o alerta para que a população busque atualizar o esquema vacinal, incluindo as doses de reforço”, enfatiza a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.
Boletim de duas semanas
O boletim destaca que o Amazonas apresenta variação na média diária de casos de Covid-19, nos últimos 14 dias, com manutenção do “baixo risco” de transmissão da doença.
A variação sinaliza aumento na média diária de 135 casos para 137, com o pico de 198 casos registrados no dia 2 de novembro. Ao todo, foram 2.242 casos de Covid-19 nas últimas duas semanas.
Os gráficos apontam que a variação foi puxada, principalmente pelo cenário no interior.
No período analisado, houve redução de 36% (de 120 para 77 casos) no número médio diário de casos registrados na capital, e aumento de 275% (de 16 para 60 casos) no interior.
Em Manaus, nos últimos 14 dias, houve redução na ocupação de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e de leitos clínicos, tanto na assistência pública quanto privada. Atualmente, são 16 pacientes internados em leitos de UTI e 33 pacientes em leitos clínicos na capital.
A maior proporção de hospitalizações desses 14 dias foi na faixa etária de 60 a 79 anos, com 21% dos casos.
Quanto aos óbitos por Covid-19 das últimas duas semanas, foram registrados cinco casos. Desses, 4 são de Manaus e 1 residente do município de Urucurituba.
O boletim epidemiológico alerta ainda para a circulação da variante ômicron, do novo coronavírus, com maior proporção das sublinhagens BA.5.3.1 (90%).
No Amazonas, também foram identificadas duas novas sublinhagens da ômicron: BA.5.1.2 e BQ1.
Leia mais:
Estado do Amazonas alinha participação na Conferência da ONU
Amazonas
‘Siga Antenado’: agendamentos para instalação do kit com a nova parabólica digital no AM
Podem receber equipamento e instalação gratuitos famílias de menor renda inscritas em programas sociais do Governo Federal

MANAUS (AM) – Famílias de menor renda de mais duas cidades do Amazonas já podem fazer o agendamento para receber o kit com a nova parabólica digital. O serviço é gratuito para pessoas inscritas em algum programa do Governo Federal (CadÚnico) que têm a parabólica tradicional funcionando em casa. O trabalho é realizado pela Siga Antenado, entidade responsável por apoiar a população durante a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais (Banda C) para o sinal das parabólicas digitais (Banda Ku). Cerca de 2,3 mil famílias devem ser beneficiadas.
Em fevereiro, outras cinco cidades do Amazonas tiveram o agendamento liberado dentro da terceira fase do programa, que engloba 1.103 municípios de todo o país. Desta vez, entraram na lista Anamã e Caapiranga.
A substituição é necessária porque, em breve, as parabólicas tradicionais deixarão de funcionar. Isso significa que, quem não fizer a substituição pela nova parabólica digital, não conseguirá mais assistir à TV. O modelo tradicional também corre o risco de interferência no sinal da TV quando a tecnologia 5G for ativada em sua cidade ou região. Como o sinal do 5G é transmitido na mesma frequência da parabólica tradicional, poderão ocorrer chuviscos, chiados, a imagem pode travar e até ser interrompida.
Em Caapiranga e Anamã, 1,2 mil e 1,1 mil famílias, respectivamente, podem ter direito à instalação do kit gratuito. Quem utiliza outros sistemas de transmissão para assistir televisão, como antena digital tipo espinha de peixe (instalada no telhado da casa), antena digital interna e TV por assinatura, mesmo que beneficiárias de programas sociais, não precisa fazer a troca.
O CEO da Siga Antenado, Leandro Guerra, destaca os benefícios da nova antena. “A nova parabólica digital oferece melhor qualidade de imagem e de som, programação regional e vai continuar sendo gratuita, como sempre foi”, afirma. “É muito importante que as pessoas procurem nossos canais de atendimento o quanto antes para saber se têm direito ao kit gratuito”. Para saber se tem direito ao kit gratuito, o beneficiário deve entrar em contato pelo número 0800 729 2404 ou pelo site sigaantenado.com.br, com o número do CPF ou do NIS em mãos.
Outras 18 cidades do Amazonas continuam com o agendamento para instalação do kit gratuito liberado. A previsão é de que 89,8 mil famílias podem ter direito à instalação gratuito na capital e nas cidades de Autazes, Boa Vista do Ramos, Careiro, Careiro da Várzea, Iranduba, Itacoatiara, Itapiranga, Manacapuru, Manaquiri, Novo Airão, Parintins, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, São Sebastião do Uatumã Silves, Urucará e Urucurituba.
SIGA ANTENADO
A Siga Antenado é uma instituição não governamental criada por determinação da Anatel. Sem fins lucrativos, a entidade é a responsável por apoiar a população de menor renda durante a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais (Banda C) para o sinal das parabólicas digitais (Banda Ku).
*Com informações da assessoria
- Caio André abre ‘Câmara Cidadã’, levando mais de 30 serviços gratuitos para a Zona Leste
- Alessandra Campelo destaca resultado de operação de combate à violência contra a mulher no AM
- ‘Siga Antenado’: agendamentos para instalação do kit com a nova parabólica digital no AM
- Amazonense aprovada na Unesp precisa de ajuda para realizar viagem até São Paulo e realizar sonho
- Prazo para pagar IPVA com 10% de desconto para placas 1, 2 e 3 termina nesta sexta-feira (31)
Amazonas
Amazonense aprovada na Unesp precisa de ajuda para realizar viagem até São Paulo e realizar sonho
Em sua trajetória acadêmica, Samara coleciona medalhas e olimpíadas que orgulham sua família

Manaus (AM) – A estudante amazonense Samara da Costa, de 17 anos, foi aprovada em uma das universidade mais concorridas do Brasil e precisa de ajuda para custear os gastos da viagem. Filha de um casal de professores, a aluna passou na Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), e sonha em cursar Engenharia Aeronáutica.
Em sua trajetória acadêmica, Samara coleciona medalhas e olimpíadas que orgulham sua família, como sua irmã Beatriz da Costa de 22 anos, que deu a ideia de fazer uma “vaquinha online” para arrecadar doações.
A meta é alcançar o valor de R$ 15 mil, segundo a irmã de Samara. “Espero muito conseguir a ajuda necessária para financiar esse sonho”, disse Beatriz. “Samara se dedicou noite e dia para cada resultado que obteve e merece demais poder cursar Engenharia Aeronáutica nessa faculdade tão renomada que é a Unesp, farei todo o possível para que ela consiga e convido a todos que tiverem a possibilidade de ajudá-la a doarem o valor que puderem, qualquer valor é de extrema importância, para que assim ela possa realizar seu sonho de ser uma engenheira aeronáutica”, continuou.
Entre as notáveis conquistas da jovem, estão: Medalhas de ouro e bronze- Olimpíada Nacional de Ciências Medalhas de ouro e prata- Olimpíada de Geografia do BrasilMedalha de honra ao mérito- Canguru da matéria Medalha de bronze- World Mathematical Team Competition Medalha de bronze- Thailand International Mathematics OlympiadMedalha de bronze- Singa: Olimpíada de matemática de SingapuraMedalha de prata- AMO: Olimpíada Americana de matemática2 Medalhas de prata – Matemática sem fronteiras!
A mãe de Samara define a filha como uma “jovem acadêmica perseverante, humilde, resiliente e que tem e terá um lindo futuro”. “E estaremos juntas sempre nas etapas de conquistas e aprendizagem, mas sempre a todo momento juntas”, afirmou ainda.
O dia 8 de março foi especial para aluna. Ela descobriu a aprovação na Unesp e ficou incrédula. “Foi muito bom, mas ao mesmo tempo fiquei preocupada porque já sabia que as condições da minha família eram limitadas. Fiquei com um pouco de receio de contar no início, porque sabia que eles iam fazer de tudo para eu ir, mas ao mesmo estava preocupada em que situação eles iriam ficar e se eu iria conseguir me manter lá”, relatou Samara.
Apesar da tão sonhada aprovação, despesas e prazos da universidade deixam a estudante preocupada, mas segundo ela, sua família está fazendo tudo que pode para ela realizar esse sonho.
“São eles (família) que estão tomando a frente de tudo, minha irmã principalmente, ela que está me ajudando com tudo. Eles estão fazendo o que podem para arcar com as despesas do meu sonho, mas os recursos já estão escassos tendo em vista a iminência do vencimento dos prazos”, disse Samara, ao destacar que os prazos para matrícula e ingresso na Unesp são extremamente corridos. “Tivemos que entrar com mandado de segurança (que custou 4 mil reais), tivemos que obter o certificado de conclusão do ensino médio através do supletivo (que custou 3 mil reais) e ontem na data de 24 de março a matrícula online foi deferida e a Unesp deu o prazo de 48h para a efetivação da matrícula presencial”, relata Samara.
De acordo com a estudante, ela já conseguiu algumas doações, mas ainda precisa de ajuda com os custos de passagem, estadia e alimentação até que possa se estabilizar em São João da Boa vista, cidade em que precisa estar já no início de abril. “Minha aprovação foi bem de surpresa, porque eu não tinha muita expectativa de passar, a faculdade é bem concorrida, mas quando veio a lista de segunda chamada e eu vi meu nome não acreditei. Peço encarecidamente que me ajudem a dar prosseguimento a esse sonho”, disse a estudante.
Para ajudar a custear os estudos de Samara acesse o link da ‘vaquinha online pelo endereço https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajuda-para-cobrir-os-custos-estudantis-de-samara-azevedo-da-costa-no-curso-de-engenharia-aeronautica-unesp.
*Com informações da assessoria
- Caio André abre ‘Câmara Cidadã’, levando mais de 30 serviços gratuitos para a Zona Leste
- Alessandra Campelo destaca resultado de operação de combate à violência contra a mulher no AM
- ‘Siga Antenado’: agendamentos para instalação do kit com a nova parabólica digital no AM
- Amazonense aprovada na Unesp precisa de ajuda para realizar viagem até São Paulo e realizar sonho
- Prazo para pagar IPVA com 10% de desconto para placas 1, 2 e 3 termina nesta sexta-feira (31)
Amazonas
Prazo para pagar IPVA com 10% de desconto para placas 1, 2 e 3 termina nesta sexta-feira (31)
Prazo é para veículos de placas com final 1, 2 e 3, informa a Secretaria de Estado da Fazenda

MANAUS (AM) – Donos de veículos com placas de final 1, 2 e 3 devem ficar atentos para o encerramento do prazo para pagamento com desconto de antecipação do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) de 2023. Há ainda pagamento em cota única, com 10% de desconto, ou de parcelamento em três vezes, com descontos na primeira e na segunda parcela, de 10% e 5%, respectivamente.
O prazo final para o pagamento do IPVA de placas com as terminações 1, 2 e 3 é no fim de maio, mas apenas para pagamento em cota única e sem nenhum desconto. Após essa data, ocorre a cobrança de multas e juros, conforme descrito na Lei Estadual nº 19/1997, o Código Tributário do Estado.
“Muito importante ficar atento à tabela de vencimento do IPVA 2023, para evitar a cobrança de multas e juros, a inscrição do débito em Dívida Ativa, a inclusão do devedor no SPC e Serasa e um possível ajuizamento da execução fiscal”, alerta a chefe do Departamento de Arrecadação da Secretaria de Estado da Fazenda, Anny Saraiva Coelho.
“Outra coisa que deve ser motivo de atenção para o contribuinte é o prazo para usufruir do desconto para pagamento antecipado. Esse desconto é de 10% se o pagamento for efetuado em até dois meses antes do vencimento, 5% até o mês anterior e sem desconto no prazo de vencimento”, reforça Anny.
Como pagar
Uma vez no site (www.sefaz.am.gov.br), o contribuinte deverá selecionar a opção “IPVA – Lançamento e Impressão”, clicar em “Consulta – Lançamento e Impressão de DAR (Documento Eletrônico de Arrecadação)” e inserir o Renavam do seu veículo para gerar o boleto de pagamento.
Em caso de dúvidas, basta entrar em contato pelo 2121-1600 e pedir para ser transferido para a Gerência de IPVA.
Outras opções
Para as opções de parcelamento, imunidade, isenção, redução na base de cálculo, cancelamentos, descontos e benefícios da Lei do Bom Condutor, o contribuinte deve procurar a Central de Atendimento da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-AM), localizada no prédio Anexo Ozias Monteiro, na avenida André Araújo, 150.
O contribuinte pode ainda acessar o site da Sefaz (www.sefaz.am.gov.br) e anexar a solicitação por meio do sistema Protocolo Virtual, conforme as instruções descritas no documento.
*Com informações da assessoria
- Caio André abre ‘Câmara Cidadã’, levando mais de 30 serviços gratuitos para a Zona Leste
- Alessandra Campelo destaca resultado de operação de combate à violência contra a mulher no AM
- ‘Siga Antenado’: agendamentos para instalação do kit com a nova parabólica digital no AM
- Amazonense aprovada na Unesp precisa de ajuda para realizar viagem até São Paulo e realizar sonho
- Prazo para pagar IPVA com 10% de desconto para placas 1, 2 e 3 termina nesta sexta-feira (31)
-
Economia2 semanas ago
Governo reduz juros de empréstimos para beneficiários do INSS
-
Saúde1 mês ago
Saúde no AM oferece serviço para quem se expôs ao HIV no Carnaval
-
Saúde1 mês ago
Brasil começa a aplicar vacina bivalente contra covid-19
-
Política1 mês ago
Comitiva do AM acompanha ministros do Governo Federal no Vale do Javari
-
Amazonas2 semanas ago
Manaus sofre com expansão urbana em assentamentos precários, diz estudo
-
Amazônia1 semana ago
Amazônia: biofábrica de abelhas é alternativa para geração de renda
-
Utilidade Pública3 semanas ago
Amazônia e Cerrado batem recorde de alertas de desmatamento
-
Amazonas6 dias ago
Bairro Parque Mosaico ganha linha de ônibus a pedido dos moradores