MANAUS (AM) – Em comemoração ao aniversário de 63 anos do imperador do Japão, Naruhito, no dia 23 de fevereiro, foi realizada na sexta-feira (3), uma celebração no Hotel Quality, na qual o Governo do Amazonas recebeu agradecimento pelo respeito e valorização da cultura japonesa e parcerias em setores como educação e economia.
A cerimônia, que contou com a presença do vice-governador do Estado, Tadeu de Souza, que representou o governador Wilson Lima, é a primeira desde que o imperador assumiu em 2019, pois a pandemia da Covid-19 impossibilitou a realização do evento nos anos anteriores.
“Hoje venho aqui representar o governador Wilson Lima e reconhecer a importância da valorização dessa cultura tão marcante em todo o Amazonas. Vocês são responsáveis por uma parte extremamente relevante da movimentação da economia no nosso estado, assim como a geração de empregos no Polo Industrial. Gratidão e parabéns por essa linda festa, que nos fala muito sobre respeito e valorização”, enfatizou o vice-governador, Tadeu de Souza.
A cultura japonesa é presente no Amazonas há quase um século, desde a chegada dos primeiros imigrantes, posteriormente na Zona Franca de Manaus, que abriga grandes empresas japonesas como a Moto Honda, Yamaha, Panasonic, Sony, Sanyo e Pioneer. E na educação, o Governo do Estado tem garantido investimentos para a Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Bilíngue Professor Djalma da Cunha Batista, localizada na zona sul de Manaus, primeira escola pública do país a ensinar o idioma japonês, e que tem Termo de Cooperação Técnica Educacional assinado entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM) e a Fundação Japão.
“Este honorável estado do Amazonas possui a maior comunidade japonesa, com cerca de 30 mil descendentes japoneses, além das mais de 40 empresas japonesas atuando no Polo Industrial, gerando mais de 15 mil empregos diretos, e milhares de pessoas beneficiadas por essas empresas. E esta encantadora cidade, por iniciativa do governo estadual, Manaus é a única cidade com duas escolas bilíngues do idioma japonês, como cônsul gostaria de expressar meus sinceros agradecimentos”, comentou Masahiro Ogino, cônsul-geral do Japão.
Advertisement
Estiveram presentes no evento Hajime Hattori, presidente da Associação Nipo-Brasileira da Amazônia Ocidental; Marcelo Pereira, superintendente interino da Suframa, e demais representantes da cultura japonesa, assim como diretores das empresas da Zona Franca de Manaus e autoridades.
Manaus (AM) – O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, visitou o Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA) em Manaus na sexta-feira, 24 de março, mesmo dia em que participou também de reunião do Conselho da Suframa.
Na ocasião, destacou a importância do CBA como um vetor de atração de investimentos para o Brasil.
Alckmin especificou também o potencial dos ativos da biodiversidade amazônica para gerar produtos e afirmou que o Brasil é um local onde é possível produzir bem, barato e compensar as emissões de carbono e gás de efeito estufa.
Organização Social
O processo de chamamento público que dará ao Centro a definição de Organização Social (OS) deve ser assinado ainda neste mês de março e o decreto presidencial deve ser assinado na próxima semana.
Isso permitirá que o consórcio seja liderado pela Fundação Universitárias de Estudos Amazônicos (FUEA), em conjunto com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT-SP), gerencie o novo Centro de Bionegócios da Amazônia .
Advertisement
Essa iniciativa visa tornar o CBA uma instituição mais dinâmica, integrada ao ecossistema e nos próximos segmentos que podem alavancar a bioeconomia na região. Com isso, o Brasil poderá atrair muitos investimentos para o país.
O que é o CBA, em MANAUS
CBA significa Centro de Biotecnologia da Amazônia, que é uma instituição localizada em Manaus, capital do estado do Amazonas, no Brasil. O CBA tem como objetivo desenvolver pesquisas e tecnologias na área de biotecnologia e promover a bioeconomia na região amazônica, explorando o potencial dos recursos naturais presentes na biodiversidade da Amazônia.
O CBA foi criado em 2001 e é gerido atualmente pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). A instituição conta com uma equipe de pesquisador para realizar estudos em diversas áreas, como saúde, meio ambiente, agroindústria e energia.
Recentemente, o CBA passou por um processo de chamamento público para se tornar uma Organização Social (OS), o que permitirá uma gestão mais ágil e integrada à iniciativa privada. A expectativa é que a transformação da CBA em OS atraia mais investimentos para a região amazônica e contribua para o desenvolvimento sustentável da região.
Manaus (AM) – Para ajudar as famílias atingidas pela forte chuva em Manaus neste sábado (25), os Parceiros Brilhantes organizaram uma campanha solidária para arrecadar recursos para aquisição de materiais urgentes e necessários.
A Parceiros Brilhantes arrecada produtos de higiene e limpeza, cestas básicas, colchões, fogão e outros equipamentos domésticos.
“É difícil imaginar a dor e o sofrimento que essas famílias estão enfrentando neste momento, mas podemos ajudar! Estamos organizando uma campanha de doações para arrecadar fundos e direcionar insumos de higiene, alimentos, roupas e demais itens necessários para essas famílias. Cada contribuição, por menor que seja, pode fazer uma grande diferença e ajudar a aliviar o sofrimento dessas pessoas que perderam tudo”, destacou a diretora executiva da Parceiros Brilhantes, Mayara Brilhante.
Representante da Parceiros Brilhantes vistoria desabamento de casa ocasionada pela forte chuva
Mais de 60 ocorrências foram registradas pela Defesa Civil municipal nas primeiras horas do dia. Na Comunidade da Sharp, residências ficaram embaixo d’água. No Igarapé do 40, zona Sul, casas que ficavam próximo de um córrego foram arrastadas pela força da água. No Armando Mendes, três crianças e três adultos ficaram feridos após um barranco desabar na Rua Projetada.
Doações
As doações podem ser feitas por meio do site https://parceirosbrilhantes.apoiar.co/3 ou pelo PIX pix@parceirosbrilhantes.com.br. Qualquer valor é bem-vindo e pode ajudar inúmeras famílias das regiões periféricas da capital amazonense, que neste momento não têm onde passar a noite.
“Vamos mostrar solidariedade e compaixão nesta hora difícil. Juntos, podemos fazer a diferença!”
Advertisement
Transparência
Todos os recursos doados e os valores gastos, além das doações, são disponibilizadas pelos Parceiros Brilhantes de forma pública. A ONG disponibiliza o extrato bancário, notas fiscais e recibos no site parceirosbrilhantes.com.br
MANAUS (AM) – O refeitório da fábrica Metalúrgica Sato foi tomado pela água na manhã deste sábado (25), localizada na avenida Buriti, bairro Distrito Industrial, Zona Sul de Manaus. Uma forte chuva está caindo desde às 6h da manhã, atingiu vários bairros da capital.
Muitos trabalhadores estavam no refeitório quando a água invadiu o local. Apesar da dificuldade, uma trabalhadora tenta sair do refeitório lentamente.
Conforme a pluviometria registrada pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), até às 10h, já choveu 70,2 mm des média nas últimas 24h. A zona mais afetada da cidade foi a Leste (133 mm), seguida da Norte (75 mm), Centro-Oeste (74 mm), Oeste (48 mm) e Sul (38 mm).