Entre em contato

Amazonas

Não houve perda de vacinas contra Covid-19 por prazo de validade, diz FVS

Todas as doses da vacina contra a Covid-19 com vencimento previsto para o dia 14 de abril foram utilizadas

covid-19

MANAUS – Segundo a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), não houve perda de vacinas contra a Covid-19 por vencimento do prazo de validade. A instituição se pronunciou nesta sexta-feira (16), por meio de nota oficial.

“Nenhuma dose foi perdida”, disse o diretor-presidente do órgão, Cristiano Fernandes da Costa, ao destacar que os técnicos da Fundação estão realizando uma força-tarefa no interior do Amazonas para intensificar o trabalho de vacinação.

Todas as doses com vencimento previsto para o dia 14 de abril foram utilizadas. No município de São Gabriel da Cachoeira, onde havia 360 doses com prazo de validade nessa data, a FVS-AM intensificou os trabalhos.

A força-tarefa contou com técnicos da Fundação, da Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM) e da Secretaria Municipal de Saúde de São Gabriel. Os grupos prioritários foram convocados e a vacinação aconteceu no Ginásio Alberto Coimbra, no município.

“Estamos com equipes locais intensificando as estratégias de vacinação para aumentar as coberturas vacinais. Reuniões virtuais e presenciais são realizadas diariamente com equipes das Secretarias Municipais de Saúde e com as Coordenações Municipais de Imunização, especialmente em municípios com cobertura inferior a 50%”, detalhou a diretora técnica da FVS-AM, Tatyana Amorim.

A FVS-AM, informou Tatyana Amorim, realiza monitoramento diário e contínuo por telefone junto às Coordenações Municipais de Imunização, além de trabalhar de forma articulada com a Secretaria Executiva de Assistência do Interior da SES-AM, com o Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems) e com a Associação Amazonense de Municípios, visando implementar estratégias para aceleração da campanha estadual de vacinação contra a Covid-19.

Apoio intensificado

Além do apoio técnico, monitoramento e orientação da FVS-AM, o Governo do Estado tem trabalhado em outras frentes para que a imunização contra a Covid-19 avance cada vez mais no Amazonas. Por meio da Casa Militar, tem apoiado a logística para a entrega dos imunizantes às prefeituras, responsáveis pela aplicação das doses.

O Estado, por meio da FVS, também reforçou o apoio logístico aos municípios com a doação de 20 embarcações de pequeno porte e 25 motocicletas. Trinta e sete municípios receberam os veículos, que podem ser utilizados para campanha de vacinação.

Além disso, a FVS-AM, por meio do Programa Estadual de Imunização, fez a aquisição e repassou seringas, agulhas e caixas de transporte aos municípios.